Trilha da Lagoinha do Leste em Florianópolis

Lagoinha do Leste em Floripa

A Lagoinha do Leste é sem dúvidas a “queridinha” dos nativos de Florianópolis, e de todos aqueles que visitam a Ilha de Santa Catarina em busca de um contato mais íntimo com a natureza. E motivos para isso não faltam. Continue conosco que logo você entenderá…

 

Os ingredientes que fazem da Lagoinha do Leste, localizada no Sul da Ilha, esta unanimidade são vários: dunas, lagoa que se encontra com o mar, praia extensa de areia branquinha, morros… e tudo isso em meio a mata atlântica preservada. Tem vídeo no final na matéria.

 

Veja também: Veja quais são as praias de Floripa mais indicadas para levar as crianças.

 

Este paraíso é totalmente deserto, e para chegar até ele há somente duas maneiras: trilhas (veja a baixo) ou passeios de barco que partem da praia do Pântano do Sul. A duração do passeio é de cerca de 15 minutos.




Trilha 1: Partindo da praia do Matadeiro

Trilha para Lagoinha do Leste via Matadeiro Trilha para Lagoinha do Leste via Matadeiro

 

A trilha a partir do Matadeiro é a mais extensa, e leva cerca de 2 horas. Porém, é menos ingrime e a mata, na maior parte do percurso, não é fechada. Desta forma você pode ir apreciando a paisagem (veja imagem a cima).

 

Veja também: Ilha do Campeche, o Caribe catarinense.

 

Trilha 2: Partindo do Pântano do Sul

Trilha para Lagoinha do Leste via Pântano do Sul Trilha para Lagoinha do Leste via Pântano do Sul

 

A trilha do Pântano do Sul é menos extensa, e dura cerca de 1 hora em ritmo moderado. Se tiver disposição, dá pra fazer em 40 minutos tranquilamente (ou até em menos tempo). Entretanto, a maior parte do percurso é em meio a mata fechada, e com subida ingrime. Portanto mais cansativa. Mas a boa notícia é que ao longo da trilha encontramos córregos com águas fresquinhas. :)




A praia

Praia da Lagoinha do Leste Praia da Lagoinha do Leste

 

A praia da Lagoinha do Leste é extensa e de areia branquinha. O mar é geralmente bem agitado e a temperatura da água é fria. Se você não é um exímio nadador, não recomendo que entre no mar quando ele estiver revolto. E é preciso também atenção redobrada com as correntes de retorno. Veja aqui como reconhecer uma corrente de retorno no mar.

 

Veja também: 3 Lugares no centro de Floripa que você precisa conhecer.

 

A lagoa

Vista panorâmica da lagoa - Foto: www.carolpereiraa.blogspot.com.br Vista panorâmica da lagoa – Foto: www.carolpereiraa.blogspot.com.br

 

A lagoa possui água de temperatura agradável, e não é muito profunda. Tem algumas dunas bem altas ao redor, ótimas para fotos.




Itens indispensáveis para os aventureiros:

1 – Tênis próprios para trilhas (ou ao menos algo que se aproxime);

2 – Protetor solar;

3 – Água… muita água;

4 – A praia é deserta, não há qualquer estrutura, então leve seu lanche;

5  – Repelente.

 

LEMBRETE: Agora o assunto é MUITO sério! Pelo amor de Deus, na praia, nas dunas ou trilhas, deixe somente suas pegadas. Leve de volta para a cidade todo o seu lixo. :)

 

Vídeo:

Comentar

Comentários

Júnior Silva

Posted by Júnior Silva

Júnior Silva, natural da Ilha da Magia, além de um apaixonado por Santa Catarina, é diretor de projetos na agência de marketing digital Casanobre Dgital e colaborador do Blog Amigo de Viagens, da página Viva a Bela e Santa Catarina. Graduado em Sistemas para Internet, também é guitarrista e fã incondicional de Raul Seixas e Aerosmith. Por incrível que pareça, não curte games (wtf?), mas é viciado em South Park, o desenho animado mais politicamente incorreto do universo.