Considerada como polo turístico do oeste catarinense, distante 450 km de Florianópolis, esta cidade com cerca de 5.000 habitantes tem um charme irresistível, talvez pela hospitalidade do povo, ou por estar em meio a uma paisagem exuberante, ou ainda por estar a margem do Rio do Peixe, difícil de dizer, só estando lá e sentindo a energia do lugar.
Descanso, lazer, família, tudo isto junto em um passeio de Maria Fumaça (locomotiva construída na Bélgica em 1906 opera até hoje em excelente estado) que dura 1,30 hs que leva até a cidade vizinha de Marcelino Ramos com parada em parque termal, as margens do rio Uruguai, avistando do outro lado o estado do Rio Grande do Sul, gastronomia típica.
Está viajando com os filhotes, então faça o passeio do trenzinho, que dura 1,30 hrs e passa pela cascata da usina, mini-mundo e casa colonial (quitutes e artesanato local).
Na rota do engenho, aproveite esta oportunidade de turismo rural com trilhas ecológicas e passeie a cavalo a vontade.
No outro dia, que tal conhecer por dentro a maior usina hidrelétrica de Santa Catarina com seus tuneis de condução, comportas, linhas de transmissão de energia, tuneis de desvio, realmente fascinante este passeio pela Hidrelétrica de Machadinho.
E para relaxar de verdade, é evidente que voce vai passar um tempo no balneário de águas termais, um complexo de piscinas de água quente para adultos e infantis, tobogãs, lodo terapia, massoterapia e muito mais, em uma área de 105.000 metros quadrados.
Um detalhe interessante:
A Petrobras iniciou em 1964 a exploração de petróleo na região e perfurou um poço de 2.271,30 metros e não descobriu o “ouro preto” desejado porem descobriu um lençol de águas sulfurosas a cerca de 670 metros de profundidade e jorra a 38,6 graus com esta descoberta, Piratuba entrou para o roteiro turístico nacional e recebe 250.000 visitantes por ano, é mole?
Coloque Piratuba no seu roteiro de viagem e desfrute de lazer e descanso para você e sua família.