Virose ao tomar banho de mar em Floripa? Enfim este MITO foi derrubado!

Agende seu passeio em Florianópolis




Praia de Canasvieiras

Sim, é isto mesmo que você leu: relacionar os casos de virose que ocorreram nesta temporada de verão em Floripa com banho de mar não passa de um MITO! Ao menos é o que afirma a Secretaria de Saúde de Florianópolis.

80% dos casos de virose registrados neste verão nas praias da Capital não estão ligados aos problemas de balneabilidade de algumas praias da Ilha. O resultado, de acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, é fruto de um trabalho de pesquisa feito pelos epidemiologistas da Secretaria de Saúde nos últimos 15 dias.

A má alimentação é a verdadeira vilã da história…

Segundo estes especialistas, as pessoas podem estar deixando de lado os cuidados com a manipulação e higiene dos alimentos e apenas 20% das pessoas que chegaram às unidades de saúde com vômito e diarreia se banharam na Praia de Canavieiras.

De acordo com o secretário de Saúde, Daniel Moutinho Junior, os dados mostram a gravidade de querer estabelecer uma ligação das viroses com banho de mar. “A pesquisa não encontrou até agora apenas um fator isolado,  mas provavelmente o aumento dos casos de doenças diarreicas está relacionada a manipulação de alimentos e o contágio pessoa a pessoa”, explica.

Entre os vilões, de acordo com a secretaria da Saúde estão: queijo coalho, choripan , espetinhos e castanhas. Aliás, todos aqueles que forem vendidos por ambulantes são proibidos. Como alerta o secretário de serviços públicos Eduardo Garcia.

“Credenciados, ou seja, aqueles que receberam treinamento sobre manipulação de alimentos são os que vendem chope, batidas, água de coco e picolé, todos os demais são proibidos, inclusive o milho verde, que aparentemente parece uma opção saudável na praia”, afirmou.

O secretário orienta aos banhistas que só consumam alimentos vendidos nas barracas credenciadas e com restrições.“Mesmo nas barracas eles não possuem autorização para manipular alimentos, ou seja, fazê-los ali na hora”, diz.

Fonte: www.deolhonailha.com.br

Comentar

Comentários

oi