Por que neva mais em Santa Catarina do que no Rio Grande do Sul?

Neve em Urupema
Neve em Urupema

Embora os dois estados sejam vizinhos (e portanto têm muito em comum em relação a clima), o estado gaúcho, por ser o “último” ao sul no mapa brasileiro, está mais próximo ao Polo Sul, logo é mais frio e neva com mais frequência durante o inverno, certo? ERRADO!




:: Altitude é o que importa

Neste caso, o que mais importa não é a latitude, e sim a altitude.  Quem explica é o professor da Faculdade de Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Gilberto Diniz:

“O fenômeno ocorre onde há temperaturas menores — estas, por sua vez, estão nas maiores alturas. Como lá (Santa Catarina) a altura é grande, principalmente na região em que ocorre neve, a temperatura é muito baixa. E isso favorece. Mas também é preciso ter uma condição de umidade em altos níveis — salienta Diniz.” (Fonte: www.dc.clicrbs.com.br)

:: Quais fatores são necessários para a ocorrência de neve?

neve_condições

Conforme ilustra o desenho, é preciso que as nuvens estejam úmidas e que tanto a temperatura da atmosfera como a temperatura do solo estejam baixas (em torno de zero grau ou menos). Além disso, é essencial que todo o caminho percorrido pelo vapor d’água que sobe até as nuvens (para formar os cristais de neve) e o que desce (já com ela formada) esteja gelado para que os cristais não derretam, se transformando em chuva. (Fonte: revistaescola.abril.com.br)

:: Quais as cidades catarinenses onde neva com mais frequência?

Basicamente são as cidades da Serra e Planalto Sul do estado. Entre elas podemos citar: Urupema, São Joaquim, Bom jardim da Serra, entre outras. Clique aqui e veja a matéria sobre os locais onde mais neva em Santa Catarina.

:: Abaixo algumas fotos de neves registradas em Santa Catarina

Urupema
Urupema
Urubici
Urubici
São Joaquim
São Joaquim
Canoinhas
Canoinhas

Comentar

Comentários