5 cuidados com a pele para se ter desde a adolescência

mulher pele

5 cuidados com a pele para se ter desde a adolescência
A linhas de expressão só começam a aparecer apenas por volta dos 25 anos. Isto não impede, no entanto, que você comece a cuidar de sua pele desde a adolescência. O iGirl te indica 5 hábitos para se ter desde agora para não ter prejuízos depois

Nunca é cedo demais para começar a cuidar da pele. Veja 5 hábitos para se ter desde agora
Tirando as espinhas e a oleosidade no rosto habitual da adolescência, meninas de 15 anos costumam ter carinha de bebê. A pele ainda não tem marcas de exposição ao sol e as linhas de expressão só vão aparecer daqui a uns 10 anos. Apesar de estar com tudo é cima, é preciso começar a pensar na saúde de sua epiderme mesmo agora para ela continuar bonita e evitar problemas futuros mais sérios, como o câncer de pele.
Passar protetor solar é extremamente importante. “O sol acelera o envelhecimento e causa lesões”, diz Daniela
Beber bastante água, usar filtro solar e tirar a maquiagem antes de dormir são hábitos que fazem toda a diferença daqui a alguns anos. O iGirl consultou especialistas e te indica cinco hábitos para você adotar desde já para não sofrer com os prejuízos depois.

1- Use o filtro solar
Filtro solar é um item indispensável para uma pele saudável, mas, antes de escolher um para chamar de seu, é preciso prestar atenção se a sua epiderme é seca, mista ou oleosa. “É extremamente importante o uso de filtro de acordo com o tipo de pele”, diz a dermatologista Daniela Landim. “Se ela for oleosa, por exemplo, não adianta usar um filtro em creme pois pode dar outros problemas, como a acne”.

O protetor deve estar presente na sua rotina diária mesmo quando não é um dia ensolarado. “Há vários fatos que influenciam a saúde da pele. O principal é o sol”, explica Carolina Marçon, integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Ele causa dano do colágeno e isto a longo prazo faz bastante diferença, pois surgem manchas e a epiderme fica flácida”.

Adora ficar torrando no sol para ficar com um bronzeado de Garota de Ipanema? Este hábito pode parecer inocente, mas ele é o principal inimigo de uma pele saudável. “Dependendo do sol que você pegar, se tiver casos de queimadura, isto pode causar uma lesão cancerígena daqui 10 ou 15 anos”, alerta Daniela.
2- Cara de panda nunca mais!
Todo mundo um dia já chegou da balada cansada demais para tirar a sombra dos olhos e, no dia seguinte, acordou com aquele olho de panda. Este costume não é dos mais indicados para manter a carinha de bebê. “Não pode dormir com maquiagem de forma alguma, pois desencandeia acne e acelera o envelhecimento da pele”, afirma Dra. Carolina.

E não basta lavar o rosto com sabonete! Apenas o demaquilante consegue dar conta de tirar todos os resíduos da produção da noite anterior. “O sabão tira apenas o excesso do rosto, mas ainda ficam alguns resíduos. O demaquilante tem o produto que consegue derretê-los”, explica Daniela. O shampoo de bebê, bastante famoso entre as fãs de blog de beleza, é indicado apenas na região dos olhos e, ainda assim, é preciso usar um removedor de maquiagem depois.

Lavar o rosto também é importante. E, para tirar a maquiagem, use o demaquilante!

3- Hidrate-se
Fazer um ritual de hidratação uma vez ao dia é crucial para ter uma pele bem viçosa, já que o corpo precisa de bastante água em suas camadas mais profundas para ter uma aparência mais saudável. Para hidratá-lo, você pode simplesmente passar um creme corporal.

Manter a pele hidratada a deixa mais bonita e viçosa!
A dermatologista Carolina Marçon diz, no entanto, que você pode potencializar o efeito da loção passando-a logo após o banho, quando o corpo ainda está úmido. “Isto ajuda a reter a água na camada mais profunda da pele”, diz Carolina. “E os poros do corpo estão mais dilatados, então estão mais receptivos”.

No rosto, você pode usar um hidratante mais leve ou, como indica Daniela Landim, um BB cream. “Este é o grande trunfo da molecada, porque tem filtro solar e o hidratante, além da própria maquiagem, tudo no mesmo lugar”, conta a dermatologista.

mulher copo com agua
4- Se jogue na água
Além da hidratação através do creme corporal, beber bastante água também ajuda a evitar o envelhecimento precoce, além de te deixar bonita nos dias de hoje. “A pele hidratada tem um aspecto melhor, é mais resistente e tem menos tendência ao trauma”, diz Carolina. “A água também ajuda a manter o metabolismo mais saudável.”

Por isso, é indicado o consumo de pelo menos dois litros de água por dia. E não é só o que você bebe que interfere na aparência de sua epiderme, é preciso ficar também de olho na alimentação. “Algumas dietas afetam diretamente a pele”, explica Daniela. “O adolescente que come muitos derivados de leite, por exemplo, costuma ter mais acne, por exemplo”. Então, em vez do chocolate, prefira comer verduras e frutas. “Elas têm os elementos fundamentais para o processo metabólico da pele”, afirma Carolina.

mulher pele acne

5- Trate a acne
“O melhor jeito de evitar a cicatriz causada pela acne é tratá-la”, conta a dermatologista Daniela Landim. E você não precisa ter o rosto cheios de espinhas para procurar um tratamento dermatológico. “Só o cravo, que geralmente aparece no centro da face, já é um início de acne”, diz Landim.

As médicas são bastante enfáticas neste aspecto porque é muito mais fácil tratar a acne do que retirar as manchas decorrentes dela. “Tratar acne não é difícil e isto a longo prazo é bastante importante”, enfatiza Carolina. “Para tirar uma cicatriz de espinha são necessárias várias sessões de laser e, ainda assim, não sai tudo.

Fonte: http://igirl.ig.com.br/celebridades/2013-09-12/5-cuidados-com-a-pele-para-se-ter-desde-a-adolescencia.html
Por Natália Eiras

Rose de Oliveira

Posted by Rose de Oliveira

Rose de Oliveira foi durante muito tempo professora, atualmente se dedica a viver bem e de forma saudável e distribui produtos Herbalife. Mora em Jaraguá do Sul, adora animais sobretudo sua gata Mel.