Como todos sabem, Santa Catarina é estado brasileiro campeão em ocorrência de neve, porém isto não significa que o fenômeno ocorre todos os anos e em todas as regiões do estado.
Então, se você se animou com os primeiros flocos de neve que caíram há alguns dias no estado, e resolveu apreciar de perto este fenômeno, separei a baixo algumas coisinhas que você precisa saber:
1 – Condições climáticas necessárias para a ocorrência da neve
Conforme ilustra o desenho, é preciso que as nuvens estejam úmidas e que tanto a temperatura da atmosfera como a temperatura do solo estejam baixas (em torno de zero grau ou menos). Além disso, é essencial que todo o caminho percorrido pelo vapor d’água que sobe até as nuvens (para formar os cristais de neve) e o que desce (já com ela formada) esteja gelado para que os cristais não derretam, se transformando em chuva. (Fonte: revistaescola.abril.com.br)
2 – Quando ocorre neve em Santa Catarina?
Esta é óbvia: a neve ocorre nos dias mais frios durante os meses de inverno (quando há a combinação de fatores explicada a cima). Obs: este ano, ainda nem chegamos oficialmente no inverno, e já tivemos a ocorrência de neve, embora ainda discreta, em São Joaquim.
3 – Para quais cidades devo ir para ver neve em Santa Catarina?
Basicamente, procure as cidades da Serra Catarinense, dentre elas, destacamos Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici e São Joaquim. Clique aqui e saiba em quais cidades catarinenses a neve é mais comum.
#
Importante: fique de olho no que dizem as previsões do tempo antes de pegar a estrada. 😉