As delícias de um café colonial e onde encontrar em Santa Catarina

Há tempos, viajantes e turistas, ao chagarem tarde da noite em cidades pouco movimentadas, eram recebidos por colonos que lhes ofereciam algo de comer e um leito para pernoitar. Naquela época não haviam hotéis ou restaurantes…

Já era um hábito dos colonos, agricultores moradores dessas localidades, desfrutar o café matinal, reforçado, representado pela mesa farta do colono, pois essa refeição lhe proporcionaria a energia necessária para o trabalho ao longo do dia.

Com o passar dos anos – quando já haviam restaurantes – além do café matinal, recheado do melhor da culinária germânica, também era oferecido o almoço. O café matinal passou a ser chamado de ‘café com mistura’ e  depois tornou-se conhecido em todo o Brasil como ‘café colonial’.

:: E o que tem de tão gostoso no café colonial? :)

Muita coisa! Este café de mesa farta, pode ser servido em qualquer momento do dia, com o charme das xícaras e bules e grande variedade de pães de trigo e milho, roscas de polvilho, cucas, queijo, linguiça, morcilha, queijos, nata, requeijão, mel, salsicha bock, rocambole, rabanete e pepino (conservas), apfelstrudel (torta de maçã), schmier (geléias de frutas), wafles, vinho, chocolate quente, café, chás… Tudo de produção própria!

Café Colonial - mesa farta, delícias alemãs e influências brasileiras
Café Colonial – mesa farta, delícias alemãs e influências brasileiras

Em Santa Catarina, encontramos o café colonial em cidades da serra e do litoral. Nós visitamos um café colonial servido e um hotel bastante tradicional de Santo Amaro da Imperatriz, o Hotel Caldas da Imperatriz, localizado em uma construção do século XIX, onde há também uma sala de banhos termais.

Santo Amaro da Imperatriz fica distante 25 Km do centro de Florianópolis
Santo Amaro da Imperatriz fica distante 25 Km do centro de Florianópolis




Hotel Caldas da Imperatriz, construção do século XIX
Hotel Caldas da Imperatriz, construção do século XIX
Buffet do Café Colonial, variedade de tortas e bolos
Buffet do Café Colonial, variedade de tortas e bolos




Close no bolo de banana caramelada
Close no bolo de banana caramelada
As crianças adoram se servir a vontade
As crianças adoram se servir a vontade

E você, já experimentou desfrutar um momento como este?

O café colonial é uma tradição da cultura alemã, mas nós brasileiros adoramos. Não tem dia nem horário, independente do clima e da estação, é sempre uma boa ideia. E quanto mais delícias, melhor!

Além disso, é um ótimo programa para fazer com a família e amigos! Encontramos alguns por lá…

Amigos, adoramos a companhia!
Amigos, adoramos a companhia!

Já estivemos em Santo Amaro da Imperatriz em outra ocasião, no verão… quando visitamos uma cachoeira!

E neste vídeo um pouco da estrada para Santo Amaro da Imperatriz… pé na estrada!

Comentar

Comentários

Elisa Moreira

Posted by Elisa Moreira

Elisa Moreira é natural de Florianópolis/SC, viaja sempre e leva a família junto, para encontrar familiares espalhados pelo mundo, ou para descobrir lugares lindos e diferentes! Bacharel em Turismo e Especialista em Turismo e Desenvolvimento Sustentável, é nômade digital e atua como consultora na área de turismo e tutora de EAD em turismo. Além de Floripa, morou também em São Paulo e Brasília, e agora está de volta à terra natal! Ama um bom banho de mar e escreve suas histórias de viagens no blog.

Website: http://www.emanarporai.wordpress.com