Chimarrão: Veja 05 bons motivos para continuar tomando seu chima!

chima 1

Você tem costume de tomar chimarrão? Entenda porque você deveria sim, ter o hábito de tomar essa bebida!

1- Ajuda na queima de calorias:

Com propriedades digestivas, o mate pode auxiliar em dietas e atividades físicas. Além de dar aquela disposição para exercícios devido a cafeína, eliminando assim a fadiga, graças a outros alcaloides em sua composição (como as metilxantinas) estimulam a queima de gordura. A principal vantagem em relação a outros estimulantes, como, por exemplo, o café, é que o mate não tem o mesmo efeito colateral de irritabilidade e insônia. No entanto, deve ser evitado por hipertensos, pessoas com problemas de ansiedade grave e por pessoas com anemia, já que possui substâncias estimulantes e que absorvem o ferro.

 

2- Controla os níveis de colesterol e a taxa de glicose no sangue

Estudos apontam que a erva mate é um grande aliado no controle do colesterol e diabetes. Inclusive, o consumo de chimarrão, associado ao remédio para colesterol alto, pode chegar a triplicar a eficiência do tratamento. A diminuição do colesterol se deve principalmente a duas substâncias encontradas no mate: as saponinas (que, dentre seus principais efeitos, está a ação anti-inflamatória) e compostos fenólicos (com forte ação antioxidante). Essas substâncias são responsáveis por bloquear a absorção de colesterol no intestino delgado e inibir a produção de gorduras no fígado. Os compostos fenólicos também são ótimos aliados para pessoas com diabetes, interferindo na síntese e absorção de açúcares.

3- A erva-mate tem ação diurética

Além das propriedades laxativas, as metilxatinas (cafeína e teobromina) possuem efeito diurético, o que faz com que mais água seja eliminada mais rapidamente do corpo. Por isso, o chimarrão não pode substituir a hidratação com água. Tomado quente, o chimarrão auxilia ainda mais como diurético. Por isso, apesar de ser um auxiliar para a prática de exercícios, é importante que após as atividades físicas ocorra a reposição de água.

Chimarrão

4- O mate é benéfico para o sistema cardio respiratório e nervoso

Por ser um tônico estimulante do coração e do sistema nervoso o mate pode proporcionar benefícios para estados depressivos. Também auxilia na resistência muscular (e consequentemente evitando fadiga), regula e regenera algumas funções da respiração, além de ajudar na parte cognitiva, dentre outros efeitos. A erva também auxilia na “potência” de outros músculos, pois é um afrodisíaco, ajudando a combater a infertilidade e impotência.

5- Atenção aos vaidosos: a erva mate previne o envelhecimento

Por possuírem antioxidantes (como os compostos fenólicos), combatem o envelhecimento celular, tendo assim um papel importante na regeneração das células. Dessa forma, apesar de não ser uma “fonte da juventude”, o mate ajuda a prevenir o envelhecimento precoce. Ele também ajuda a prevenir uma das doenças mais comuns na terceira idade: a osteoporose.

Bom Devanir, como você viu, o mate tem muito benefícios e é um alimento bem completo. Não há uma quantidade estabelecida que se pode tomar durante o dia, e sendo um diurético, seus excessos serão apenas eliminados na urina. A única ressalva nesse sentido é para o seu consumo (e de qualquer outro líquido) durante as refeições, pois atrapalham o processo digestivo.

Fontes: alimentesecomsabedoria/minhavida/remedio-caseiro/clicrbs/dietaja/chimarrao Imagens: revistadona/blastingnews/clicrbs
Alberto Montalvão – Biólogo

Licenciado em Ciências Biológicas pela UFSCar e Universidade de Coimbra. Mestrando em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC. Membro do grupo de pesquisa DICITE, tem como foco Ensino de Ciências.

Comentar

Comentários

Edson Ribeiro

Posted by Edson Ribeiro

Paulista de nascimento, mas catarinense de coração. Edson Ribeiro, CEO na Agência de Marketing Digital Nashua Comunicação, há mais de uma década reside em Floripa. Porém, muito antes de se tornar um manezinho por opção, já frequentava Santa Catarina, de norte a sul, de leste a oeste.