Festa de São João do Itaperiú-SC tem fogueira gigante

Torre de madeira com 30 metros de altura é incendiada para a fogueira de São João
Torre de madeira com 30 metros de altura é incendiada para a fogueira de São João

Começa nesta sexta — dia de São João — a festa dedicada ao santo em São João do Itaperiú, no Norte do Estado. Até domingo, estão confirmadas missas, bailes, shows e a grande atração das comemorações, tanto em tamanho quanto em apelo para os visitantes: a fogueira de 30 metros de altura. A expectativa dos idealizadores é de que nestes três dias a cidade receba cerca de 35 mil turistas, quase 10 vezes o número de habitantes locais.

Segundo o prefeito Rovâni Dalmonego (PSD), a festa junina do município é a maior de Santa Catarina. Se não for, certamente é das mais tradicionais, com cem anos de história. Sua origem remonta a 1916, quando o italiano João Baptista Dal Ri se mudou para o então distrito pertencente a São Francisco do Sul. A devoção ao santo o imigrante já trazia no nome, faltava apenas a igreja para louvá-lo.

— Então ele trouxe de São Paulo uma imagem de São João para que a comunidade fizesse uma festa em sua homenagem e, com o dinheiro, construísse uma capela — explica o prefeito.

E você, vai perder essa?

Fonte: www.dc.clicrbs.com.br

Comentar

Comentários

Júnior Silva

Posted by Júnior Silva

Júnior Silva, natural da Ilha da Magia, além de um apaixonado por Santa Catarina, é diretor de projetos na agência de marketing digital Casanobre Dgital e colaborador do Blog Amigo de Viagens, da página Viva a Bela e Santa Catarina. Graduado em Sistemas para Internet, também é guitarrista e fã incondicional de Raul Seixas e Aerosmith. Por incrível que pareça, não curte games (wtf?), mas é viciado em South Park, o desenho animado mais politicamente incorreto do universo.