Maior produtora de ostras do Brasil

Ostras de Florianópolis
Ostra! Gratinada, cozida ou até mesmo in natura, não importa, o fato é que esta iguaria é apreciada em todo território nacional e, portanto, merece um espaço aqui em nosso blog. Porém, desta vez, não passaremos nenhuma receita do molusco – no final da matéria um link para a receita -, mas sim sobre uma curiosidade que talvez muita gente ainda não saiba: Florianópolis é a cidade brasileira campeã em produção de ostras!

:: Mas afinal, por que Florianópolis?

O canal entre a ilha e o continente recebe um fluxo constante de nutrientes marinhos, sob temperatura amena. Ali o molusco está pronto para o consumo em apenas oito meses – em outras regiões, o ciclo completo pode chegar a quatro anos. Por isso, a ilha é a maior produtora da iguaria no país.

Mas não é apenas a capital catarinense que se destaca nacionalmente quando o assunto é produção de ostras: São José, Palhoça, Biguaçu e Governador Celso Ramos também são exímios produtores e ajudam o estado de Santa Catarina a “reinar absoluto”, tanto na quantidade quanto na qualidade do molusco produzido. Se o assunto é ostra, é Santa Catarina na cabeça, não tem pra ninguém!

Fontes: economiasc.com.br e viajeaqui.abril.com.br
Receita de ostra gratinada: www.amigodeviagem.com.br/ostra-gratinada-receita/

Abaixo, algumas imagens para provoca-los deixa-los com água na boca…

 

Comentar

Comentários

Júnior Silva

Posted by Júnior Silva

Júnior Silva, natural da Ilha da Magia, além de um apaixonado por Santa Catarina, é diretor de projetos na agência de marketing digital Casanobre Dgital e colaborador do Blog Amigo de Viagens, da página Viva a Bela e Santa Catarina. Graduado em Sistemas para Internet, também é guitarrista e fã incondicional de Raul Seixas e Aerosmith. Por incrível que pareça, não curte games (wtf?), mas é viciado em South Park, o desenho animado mais politicamente incorreto do universo.