Quero ver neve em Santa Catarina… pra qual cidade devo ir?

Neve em Urupema
Neve em Urupema

Como todos sabem, Santa Catarina é  estado brasileiro campeão em ocorrência de neve, porém isto não significa que o fenômeno ocorre todos os anos e em todas as regiões do estado.

Então, se você se animou com os primeiros flocos de neve que caíram há alguns dias no estado, e resolveu apreciar de perto este fenômeno, separei a baixo algumas coisinhas que você precisa saber: 




1 – Condições climáticas necessárias para a ocorrência da neve

neve_condições

Conforme ilustra o desenho, é preciso que as nuvens estejam úmidas e que tanto a temperatura da atmosfera como a temperatura do solo estejam baixas (em torno de zero grau ou menos). Além disso, é essencial que todo o caminho percorrido pelo vapor d’água que sobe até as nuvens (para formar os cristais de neve) e o que desce (já com ela formada) esteja gelado para que os cristais não derretam, se transformando em chuva. (Fonte: revistaescola.abril.com.br)

 

2 – Quando ocorre neve em Santa Catarina?

Esta é óbvia: a neve ocorre nos dias mais frios durante os meses de inverno (quando há a combinação de fatores explicada a cima). Obs: este ano, ainda nem chegamos oficialmente no inverno, e já tivemos a ocorrência de neve, embora ainda discreta, em São Joaquim.




3 – Para quais cidades devo ir para ver neve em Santa Catarina?

São Joaquim
São Joaquim

Basicamente, procure as cidades da Serra Catarinense, dentre elas, destacamos Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici e São Joaquim. Clique aqui e saiba em quais cidades catarinenses a neve é mais comum.

#

Importante: fique de olho no que dizem as previsões do tempo antes de pegar a estrada. 😉

Comentar

Comentários

Júnior Silva

Posted by Júnior Silva

Júnior Silva, natural da Ilha da Magia, além de um apaixonado por Santa Catarina, é diretor de projetos na agência de marketing digital Casanobre Dgital e colaborador do Blog Amigo de Viagens, da página Viva a Bela e Santa Catarina. Graduado em Sistemas para Internet, também é guitarrista e fã incondicional de Raul Seixas e Aerosmith. Por incrível que pareça, não curte games (wtf?), mas é viciado em South Park, o desenho animado mais politicamente incorreto do universo.